A Anestesia Regional pode ser: raquianestesia, anestesia epidural e bloqueio de nervos periféricos.
Na Anestesia Raquidiana ou Raquianestesia é administrado anestésico local, por intermédio de uma agulha de fino calibre, no líquido que banha a sua medula espinhal - líquido cefalorraquidiano. Neste tipo de anestesia perde a sensibilidade dos membros inferiores e da zona inferior do abdómen. Sentirá que os membros inferiores ficam dormentes e pesados, perdendo a mobilidade. Este efeito é temporário e desaparece ao fim do efeito, recuperando totalmente a sensibilidade e a mobilidade.
Na Anestesia Epidural é administrado anestésico local através de um cateter ou pela agulha, colocado no espaço epidural, espaço virtual que se encontra próximo da sua medula espinhal. Neste tipo de anestesia também se perde a sensibilidade dos membros inferiores e da zona inferior do abdómen, ficando com os membros inferiores dormentes e pesados.
As diferenças entre a Anestesia Epidural e a Anestesia Raquidiana são o local onde é administrado o anestésico local, o tipo de agulha e o volume de anestésicos utilizados.
Nos Bloqueios de Nervos Periféricos o anestésico local é administrado ao redor dos nervos responsáveis pela sensibilidade e pelo movimento do membro onde vai ser realizada a cirurgia, que pode ser um braço, mão, perna, além de outros nervos como os que inervam a mama.
Na Sedação são administrados fármacos para que fique inconsciente, imóvel e sem dor, semelhante à anestesia geral, mantendo a capacidade de respirar sem a ajuda de um ventilador.
Na Anestesia Local, pequenas doses de anestésico local são administradas em redor da lesão que será operada. Este tipo de anestesia é utilizada para pequenos procedimentos. Geralmente a anestesia local é associada à sedação para ter conforto nosso cliente.